ETE Delta Ambiental é notícia na SABESP

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

ETE Delta AmbientalETE Delta Ambiental, Esgoto, efluente ou águas servidas são todos os resíduos líquidos provenientes de indústrias e domicílios e que necessitam de tratamento adequado para que sejam removidas as impurezas e assim possam ser devolvidos à natureza sem causar danos ao ambiente e à saúde humana.

Geralmente a própria natureza possui a capacidade de decompor a matéria orgânica presente nos rios, lagos e no mar. No entanto, no caso dos efluentes essa matéria é em grande quantidade exigindo um tratamento mais eficaz em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que, basicamente, reproduz a ação da natureza de maneira mais rápida.

No Interior e Litoral são vários processos tecnológicos adotados: lodo ativado, fossa filtro, lagoa aeróbia, anaeróbia, sistema australiano, entre outros métodos.

Até 2014 existe um plano da Sabesp para alcançar a universalização do saneamento: 100% de água tratada, coleta de esgotos e tratamento.

Segundo Luiz Paulo de Almeida Neto, as ações não são histórias de pescador. “É para pescador poder contar muitas histórias, já que serão dezenas de córregos e rios despoluídos”, ressalta.

ETE Delta Ambiental, já neste ano serão 56 estações de tratamento de esgotos entregues, com grandes contribuições para a saúde pública e o meio ambiente.

Fonte: Site da SABESP